Italiano

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Qual idioma estudar?

Qual idioma estudar?

Estudar idiomas é, para mim, algo fantástico e me causou uma certa dependência, um certo vício, ao longo dos anos.

Você pode estar pensando que estudar idiomas é só teoria, teoria, teoria... gramática... para depois ter que se virar na prática. Mas não é. Estudar idiomas implica muitos aspectos da nossa vida: filmes, novelas, noticiário, canais no Youtube, aquela receita deliciosa que você está a fim de tentar para o jantar de hoje à noite, ou pode ser só teoria, mesmo. Você gosta de gramática? Você gosta de técnicas de redação? Você gosta de devorar o dicionário? E de literatura? Algumas pessoas são assim (EU)! OK! A língua abre muitas portas. A língua é comunicação. A língua é um mundo sem fronteiras.

Da mesma forma que a área de idiomas é fantástica para algumas pessoas, é assustadora para outras pessoas, que podem ter pavor ao deparar-se com a necessidade de estudar um idioma.

O nosso caso mais urgente e mais frequente é o inglês. "Ah, mas eu comecei a estudar inglês desde pequeno!" A frase que eu mais ouço é: "Estudei N anos na escola X e não aprendi nada!"

Mas não temos a necessidade de começar estudando o inglês. Enquanto eu estava no processo de criar este blog, fiz a um grupo de amigos a seguinte pergunta: "Se eu fosse sua professora de qualquer idioma, sobre qual assunto você gostaria que eu tratasse com você?" E alguém me disse: "Eu quero dicas sobre qual idioma estudar. Eu quero estudar algum idioma, porque nunca estudei. Por qual eu devo começar?" Depende de quem você é.

Algumas pessoas realmente nunca se propuseram a estudar um idioma. Como você acha que esse alguém se sentiria no primeiro dia de um contato com uma segunda língua? Com medo? Talvez. Há quem pense que tem dificuldade sem ao menos receber de braços abertos. Há quem queira que os filhos comecem desde cedo, porém de uma maneira suave. Para estas pessoas, que tal começar pelas línguas mais parecidas com a sua língua-mãe?

- Português (conheça MUITO BEM a sua língua. É seu dever dominá-la e não deixar que ela te domine);
- Castelhano;
- Galego (parecidíssimo com o português);
- Catalão;
- Italiano;
- Latim (e daí que o latim é uma língua morta? Ela está aqui para te ajudar, meu bem);
- Francês;
- Esperanto (pra que você vai usar o esperanto? Você sabia que ela é a junção de várias línguas e é super fácil?)
- Partir para um idioma mais divergente do nosso (pode ser o inglês)

E aquelas pessoas que amam história e geografia, que amam o Brasil, que querem começar de dentro pra fora? Minha sugestão:

- Línguas Tupi (estou estudando e estou AMANDO);
- Latim (de onde veio o nosso português?);
- Português (desnecessário explicar);
- As línguas nativas do nosso continente americano (eu não conheço todas, mas Quechua, Shoshone, Cherokee, estas últimas dos Estados Unidos);
- Espanhol;
- Inglês.

Se se tratar de uma pessoa com urgências profissionais, o clássico:

- Português (já se imaginou contratando um funcionário que mal conhece a própria língua?);
- Inglês (língua universal);
- Espanhol (Mercosul);
- Alemão;
- Francês;
- Italiano;
- Japonês;
- Mandarim;
- Etc.

Não é um bicho de sete cabeças, vai por mim. Não fique olhando para o relógio, esperando o tempo passar. Não fique contando quanto tempo falta pra você ganhar o mundo. Você já ganhou. Desfrute. Se entregue aos idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário