Italiano

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Você conhece o Esperanto?


Resultado de imagem para bandeira do esperanto

Você conhece o Esperanto?

É difícil para pessoas que nunca ouviram falar do Esperanto entender o conceito - elas associam uma língua a um lugar: "Bom, onde é falado? Onde fica a ESPERANTOLÂNDIA?"

O Esperanto é a junção de várias línguas, uma língua super fácil. No século XIX, um certo GÊNIO chamado Ludwik Lejzer Zamenhof, o "Doktoro Esperanto", iniciou o que hoje é chamado de "língua artificial". Ele, desde criança, tinha vários sonhos sobre como unificar e pacificar a humanidade, então via uma "Lingva Internacia", ou língua internacional neutra como essencial para a paz mundial! O médico judeu russo-polonês-lituano acreditava que a diversidade de línguas é a primeira, ou pelo menos a mais influente base para a separação da família humana.

As estimativas do número de falantes variam muito. Para alguns, de 160 a 300 mil; para outros, de 100 a 250 mil ou 2 milhões... mas existem, talvez, MIL ESPERANTISTAS NATIVOS, criados por pais falantes e aprendendo a língua como língua materna! Ao redor do mundo, muitos casais de países diferentes criam seus filhos usando o Esperanto dentro de casa. O estudante ou falante do esperanto é chamado Esperantista. Várias pessoas encontram companheiros para a vida através dessa língua. Não é um bom sinal de que o Esperanto é capaz de expressar também sentimentos e amor?

Fatos não tão bacanas assim, são que, no "Mein Kampf", Hitler chamou o Esperanto de "A língua da conspiração judaica". Esperantistas foram presos e mortos no holocausto; e a língua foi, no começo, tolerada na União Soviética - diz-se que o próprio Stalin a estudou - mas ele mudou de ideia: "A língua de espiões", como ele dizia, foi banida da URSS do fim dos anos 30 até 1956.

O primeiro Universala Kongreso (Congresso Universal) de Esperanto aconteceu na França em 1905. Eles acontecem a cada ano desde então (exceto durante as guerras mundiais). De 24 a 31 de agosto de 1913, em Bern; de 6 a 10 de agosto de 1918, o Unua Skandinava Kongreso de Esperanto (Primeiro congresso Escandinavo de Esperanto) em Gothenburg; em novembro e dezembro de 1954, o Unua Esperanto Ekspozicio em Montevidéu; em 1966, em Budapeste, etc.

Eu estou estudando pelo Duolingo - por enquanto, há lições para falantes de inglês, mas como a plataforma sempre é atualizada, tende a se expandir. Mas não pretendo parar. Pretendo colocar aqui dicas para aprender o esperanto das mais variadas formas. Fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário